9 de abril de 2025

A linha do Trem em Porto Real do Colégio - Uma Jornada pelo Tempo

 


I. Introdução (0:23 - 0:49)

  • Apresentação da cidade de Porto Real do Colégio às margens do Rio São Francisco.
  • Introdução ao tema da história da cidade ligada aos trilhos.
  • O objetivo de entender como a conexão ferroviária com o Nordeste impulsionou Porto Real do Colégio.
  • Convite para acompanhar a jornada histórica.

II. O Início da Ferrovia (0:51 - 1:48)

  • A história remonta ao final do século XIX.
  • 1884: Inauguração da estação pela Great Western, empresa inglesa responsável pela introdução da ferrovia no Nordeste.
  • Avanço dos trilhos por terras alagoanas, conectando cidades como Urupema e Viçosa.
  • Cada nova estação como um marco no desenvolvimento regional, facilitando o transporte e impulsionando a economia.
  • 1933: A ferrovia alcança Palmeira dos Índios.
  • 1950: Chegada à margem esquerda do Rio São Francisco em Porto Real do Colégio, tornando a cidade um importante ponto de conexão ferroviária regional.

III. A Conexão de Porto Real do Colégio (1:51 - 2:26)

  • 15 de dezembro de 1950: A linha férrea se conecta a Porto Real do Colégio.
  • Impacto positivo na cidade, conectando-a ao restante do Nordeste e gerando grande alegria na população.
  • Expectativa de potencial econômico e realização de sonhos através da linha ferroviária.
  • O ramal do Colégio recebe esse nome ao atingir a estação de Porto Real do Colégio em 1950, nas Alagoas.
  • Abertura gradual do ramal a partir da estação de Lourenço de Albuquerque (linha Recife-Maceió da Great Western).
  • 1884: Estação em Lourenço de Albuquerque.
  • 1891: Avanço até Urupema.
  • 1912: Chegada a Viçosa.
  • 1933: Alcance de Quebrangulo e Palmeira dos Índios.
  • 1950: Chegada ao Rio São Francisco em Porto Real do Colégio.

IV. A Chegada do Ferry Boat (3:03 - 3:27)

  • A chegada da linha férrea trouxe a construção de um ferry boat.
  • Entendimento da necessidade e funcionamento do ferry boat.
  • O objetivo de gerar maior poder econômico para Porto Real do Colégio e cidades vizinhas através da conexão ferrovia-rio.

V. O Ferry Boat em Operação (3:36 - 4:24)

  • Início da construção do ferry boat em 1960.
  • Finalidade da construção: conexão entre Alagoas e Sergipe através do Rio São Francisco.
  • Considerado uma obra grandiosa e um marco na história de Porto Real do Colégio.
  • Facilitava o transporte de balsas de Porto Real do Colégio para a margem sergipana do rio.
  • Auxílio no transporte de carga, fomento da economia, empreendedorismo e trabalho na cidade.

VI. O Fim do Ferry Boat e a Construção da Ponte (4:27 - 5:07)

  • Vida curta do ferry boat.
  • 1972: Construção e inauguração da ponte Propriá-Colégio.
  • A ponte como conexão definitiva entre as margens do Rio São Francisco e entre Alagoas e Sergipe.
  • Perda de utilidade e relevância do ferry boat.
  • A ponte facilitou a comunicação, comercialização, entrega de mercadorias e transporte de pessoas.

VII. Desenvolvimento e Declínio da Ferrovia (5:10 - 6:16)

  • Período de desenvolvimento econômico e social em Porto Real do Colégio impulsionado pela atividade ferroviária.
  • A ferrovia como importante rota de transporte de produtos agrícolas, mercadorias e passageiros.
  • Contribuição para o crescimento da cidade e comunidades vizinhas.
  • O surgimento da ponte Propriá-Colégio em 1972 marca o início do declínio gradual das atividades ferroviárias.
  • A nova ponte oferecia uma alternativa mais eficiente de transporte.
  • Fechamento progressivo da linha ferroviária e do ferry boat do São Francisco.
  • Fim das operações em 2007, marcando o fim de uma era para Porto Real do Colégio.
  • Memórias da época em que os trilhos eram o coração pulsante da cidade.

VIII. O Fim da Rede Ferroviária e Novos Desafios (6:19 - 7:21)

  • Privatização da Rede Ferroviária Federal e sua extinção em 2007.
  • Porto Real do Colégio enfrenta uma nova história, mudança econômica e reestruturação do transporte.
  • Novos desafios e necessidade de adaptação da cidade.
  • Reinventar-se economicamente e criar novas soluções sem a opção dos trilhos para conexão com Sergipe e Propriá.
  • Necessidade de novas adaptações para manter o comércio, volume econômico, geração de emprego e transporte de pessoas.

IX. As Ruínas e o Legado (7:21 - 8:30)

  • As ruínas da linha ferroviária e do ferry boat como testemunhas silenciosas do passado da cidade.
  • Importância do passado no presente e futuro de Porto Real do Colégio.
  • Antigas estações de trem e estruturas de atracação ainda visíveis às margens do rio, evocando memórias.
  • Apesar do fim das operações, o legado da era ferroviária vive na cultura e identidade da comunidade local.
  • Preservação e valorização das raízes históricas através de lembranças e histórias compartilhadas.
  • O passado de Porto Real do Colégio inspira as futuras gerações a valorizar sua rica herança ferroviária.

X. Conclusão (8:31 - 8:48)

  • A ferrovia em Porto Real do Colégio pode ter parado, mas sua história nunca será esquecida.
  • Lembrança constante de que progresso e memória andam juntos.
  • A história sempre marcará o passado, refletirá no presente e moldará o futuro.

XI. Entrevista com Ronaldo Pereira de Lima (Ron Perlim) (9:10 - 15:02)

  • Apresentação do escritor Ronaldo Pereira de Lima e seu empreendimento Terra Marron Saúde Natural, localizada na cidade de Porto Real do Colégio.
  • Relevância da entrevista para obter esclarecimentos sobre a história da cidade.
  • Informações sobre os livros de Ronaldo Pereira de Lima ("Às Margens do Rio Rei", "Porto Real do Colégio: História e Cultura", "Porto Real do Colégio: Sociedade e Cultura") e seus blogs (Urubumirim e Blog do Ron Perlim).
  • Ronaldo Pereira como presidente do Ceculc (Centro de Cultura Colegiense) e do CCP (Centro de Cultura de Propriá), e idealizador da Flipriá (Festa Literária de Propriá).
  • Agradecimento pela presença e colaboração de Ronaldo Pereira de Lima no documentário.
  • Comentários de Ronaldo Pereira sobre a importância de compreender o passado para entender o presente e construir um futuro melhor.
  • Menção ao livro "Palmeira-Colégio" de Boaventura Vieira Dantas como fonte importante sobre a história da ferrovia.
  • Discussão sobre o conteúdo do blog Urubu Mirim relacionado à ferrovia, mencionando um artigo de Adriano da Silva Ribeiro sobre a inauguração da ferrovia.
  • Ronaldo Pereira de Lima compartilha suas memórias da época da ferrovia, incluindo os trilhos na Av. Governador Moacir Andrade, os vagões, os armazéns, a Vila dos Operários e a conexão com o ferry boat.
  • Reafirmação da importância da Rede Ferroviária para a economia do município e da região.

XII. Impacto Econômico e Considerações Finais (19:00 - 24:53)

  • Pergunta sobre o impacto econômico da ferrovia e da ausência da ponte na cidade.
  • Ronaldo Pereira discute que a chegada da ponte não trouxe grandes benefícios econômicos para Porto Real do Colégio.
  • Menção à dependência econômica de Propriá.
  • O Grande Hotel como um importante fator econômico na época da ferrovia.
  • Comparação do desenvolvimento comercial passado e presente.
  • Discussão sobre a relativa independência econômica da zona rural.
  • Agradecimento a Ronaldo Pereira de Lima por sua contribuição e conhecimento.
  • Reconhecimento de suas obras e iniciativas culturais.
  • Comentários finais de Ronaldo Pereira  de Lima sobre a importância do documentário para registrar a memória da cidade.
  • Agradecimento de Cleverson Dantas a Ronaldo Pereira por sua participação.

XIII. Encerramento (24:53 - 25:29)

  • Apresentação de Cleverson Dantas como morador e produtor do conteúdo.
  • Agradecimento a todos os colaboradores da pesquisa.
  • Promessa de mais histórias sobre Porto Real do Colégio em futuros episódios.

Fonte: Amigos REC. A linha do Trem em Porto Real do Colégio - Uma Jornada pelo Tempo - YouTube. Acesso em 09 de abril de 2025.

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