11 de abril de 2020

Escola Original do Índio

 
Por Nhenety Kariri-Xocó
O território original indígena é o seu mundo completo com o sol, estrelas, lua, nuvens, rio, serras, florestas, animais, chuva, tudo que estar no céu e na terra, tudo pronunciado na língua nativa.
A Terra Indígena não é uma demarcação com um pedaço de mundo incompleto, quadrada cercada com arame farpado, com marco artificial.
O território original do índio é a união da abóbada celeste o sol, lua, estrelas ao lugar onde ocupamos. Os astros nascem e se põe em nossas terras, perfazendo no céu iluminado a noite até o dia o sol no solo num horizonte circular de cor azul . Os limites estar onde o céu se encontra com a terra, serras, floresta, rio , numa forma arredondada.
A terra indígena tem diversidade cultural e biológica: lugares de habitar, adorar, plantar, caçar, coletar, pescar, brincar e comemorar.
A tradição ensina que o índio com a natureza aprendeu, a coletar plantas, frutos, plantar para o seu alimento, fazer arco e flechas para caçar, e canoas de pescar ,  também ocas onde morar.
No aprendizado os antepassados deixou a tradição na cultura, arte, história , meio ambiente , na religião indígena sua relação com o criador do mundo.
Nossa ensino estar na natureza viva, aprenderemos a fazer fogo, plantar, curar, fazer oca, arco, flecha, cachimbo, maracá, brinco, canoa, puceira, cocar, pintar o corpo, confeccionar cerâmica, sexto de cipó, reaprender o modo nativo de viver em comunidade.
Neste espaço de aprendizado o índio ganha mais conhecimento , para manter suas origens nativas para dialogar com outros povos de nosso planeta.
A aldeia fica no centro da Terra Indígena, deste ponto forma um raio para um a linha circular no horizonte, seja uma serra, rio , mar ou floresta, teremos uma dimensão matemática para encontrar a área da circunferência a fórmula é (Pi x R²) do horizonte terrestre deste mundo nativo.
A Aldeia Kariri-Xocó fica às margens do rio São Francisco, daí seguimos um raio de 31 Km para a Serra da Marabá ao Norte. A área do círculo do horizonte no território original é 3.017 Km² ou 301.700 hectares.  O Sol nasce no leste atrás do morro do Itiúba e se põe ao Oeste atrás do morro do Jundiaí no outro lado do rio. O rio São Francisco corre em direção Norte a Sul da Terra Indígena .
Nos tempos imemoriais a aldeia tradicional era localizada num lugar especial, que pudesse ter uma visão total do horizonte circular completo. A aldeia era local de observação do mundo, dos fenômenos celeste e terrestre, do tempo, das estrelas, das chuvas, conhecer os sinais do que iria acontecer.
Cada Terra Indígena é específica, tem suas coordenadas geográficas diferentes, cada povo tem seu horizonte, seu mundo. Após cada círculo de horizonte começa outro de cada povo, isso era nos tempos imemoriais. Atualmente na Terra Indígena existe vários povos compartilhando o mesmo espaço, índios, brancos, negros, e outras etnias do Brasil e do mundo.
Com a chegada dos colonizadores os índios alterou os locais de escolha das aldeias. Passaram a construí suas tabas em locais com visão restrita do horizonte para esconder seu povo dos ataques do inimigo.

Nhenety. Escola original do índio. http://kxnhe
nety.blogspot.com/2018/12/escola-original-do-indio.html. Acesso em 15 de Agosto de 2019.

Nenhum comentário :

Postar um comentário