26 de maio de 2010

Retalhos históricos

Faz alguns anos que pesquiso a História do município de Porto Real do Colégio - Alagoas. É uma História que requer muito cuidado, pois, é feita de retalhos. Esta palavra me faz lembrar das muitas mães que, não podendo comprar panos para fazer seus lençóis, aproveitavam os retalhos para fazê-los e aquecer seus filhos. Estes retalhos tem que ser muito bem costurados para legarmos as nossas crianças um sério trabalho histórico.
 
Eles têm como base as várias referências bibliográficas de estudiosos como o Dr. Abelardo Duarte, Pe. Serafim Leite, Vera Lúcia Calheiros Mata, Luiz Sávio de Almeida, Clarice Novaes da Mota, Adriano da Silva Ribeiro (monografia) e outros importantíssimo autores alagoanos ou não que trata do assunto.
Durante todos esses anos, dediquei-me a estender essa pesquisa ao campo on-line. Nele, há vários textos publicados; mas contendo muitas informações desatualizadas, repetidas, copiadas e coladas sem nenhum cuidado com a coerência, concisão; muito menos citando fontes indispensáveis de pesquisa.
Muita gente postou ou posta na Internet conteúdos da História do município, mas de forma irresponsável. A exemplo de uma instituição que copiou o conteúdo histórico de um trandicional jornal alagoano e postou em seu site sem citar de forma alguma o número do encarte, seus autores, nem a edição desse jornal.
Essas horas de pesquisa, esses "conteúdos" publicados on-line me impulsionaram a criar este blog e nele postar a minha experiência como pesquisador da História do município para que os professores, estudantes e demais interessados possam ter em mãos informações vindas de fontes oficiais, referências bibliográficas sérias e dados atualizados.
Espero que este site seja útil para a formação histórica, cultural e política do nosso Município, contribuindo para a cidadania dos colegienses.