11 de agosto de 2011

Memória e História

Ferry-boat: 2013.
A História não se faz unicamente com registros teóricos ou com elementos físicos, mas com a memória viva de quem habita determinada região objeto de estudo.
Baseado nesse conceito, passei a analisar certas expressões que ouço desde criança. São estas: Porto dos padres; Porto da delegacia; Porto das lanchas; Porto das balsas e [1]Ferro boto (ferry-boat). Elas eram muito utilizadas por mim, por meus amigos e pela maioria da população.
Essas expressões indicavam e indicam localizações geográficas onde costumávamos nos reunir para brincar e malinar. O que não sabia era que cada uma delas é a fragmentação histórica em dois momentos: a História da Colonização e a História Contemporânea. Analisemos, então, cada uma delas:
  •  Ainda hoje se usa a expressão Porto dos padres para indicar a localização da casa paroquial, pertencente à Matriz de Nossa Senhora da Conceição situada na Praça Rosita de Goes Monteiro. A palavra padre, na expressão citada, estar no plural; dando a entender não somente uma quantidade significante, mas a presença dos Jesuítas em meados do século XVII para a colonização dos silvícolas. Lembrando que o mencionado porto fica entre a casa paroquial e a casa do falecido Antônio Januário. Sabe-se que o colégio dos jesuítas foi construído onde é a casa paroquial e a prefeitura, logo, a localização mencionada do porto é mais que justificável porque o único meio de transporte para o outro lado do rio era fluvial. Por isso a necessidade de um porto. Além disso, as pessoas tem a mania de identificar certas localidades ou até mesmo pessoas por características peculiares;
  •  O Porto das Lanchas, como o próprio nome indica, refere-se a um ponto geográfico onde se localizam as lanchas, transporte fluvial que substituiu as canoas de tolda há muito tempo. Ele fica quase em frente ao fórum estadual. Nele estar fincada uma placa contendo todo o percurso que fez D. Pedro II em 1859 do lado das Alagoas. Essa placa foi fincada em 2010 por D. Orleans de Bragança, em homenagem aos 150 anos dessa viagem que fez o imperador. Esse projeto recebeu o nome de Caminhos do Imperador, cujo objetivo não foi só refazer as localidades visitado por D. Pedro II, mas trazer projetos turísticos para toda a região do Baixo São Francisco;
  •  O Porto das Balsas existiu entre o Canoas Bar e o Beira Rio. Esse porto era largo e isso pode ser notado até hoje. Por volta dos anos 70, era utilizado para o embarque e desembarque de carretas, caminhões e outros tipos de transportes terrestres para Propriá-Sergipe. As carretas, caminhões quando vinham de Maceió e outras localidades para o sul do país, atravessavam por meio de Balsas. Viam pela Av. Ademário Vieira Dantas até esse porto e da lá partiam para seus destinos;
  •  E o Ferro Boto (Era assim pronunciado pelas pessoas), ou seja, ferry-boat. Tratava-se de uma grande embarcação apropriada para o transporte de vagões de trem. Ainda hoje existem os elementos físicos desse porto, localizado no Conjunto Tancredo Neves que passou a se chamar Av. José Falconery de Souza. Os elementos físicos encontram-se às margens do rio São Francisco.



[1] Essa era a expressão que aprendi quando criança para identificar o trajeto das linhas de trem até o ancoradouro onde os vagões eram transportados para a cidade de Propriá, em Sergipe.
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