2 de abril de 2010

Às Margens do Rio Rei

O livro Às Margens do Rio Rei teve início quando ainda trabalhava na Secretaria Municipal de Agricultura no ano de 2002. A gente sempre utilizava os dados do município para a elaboração dos projetos desta secretaria e muitas das vezes tínhamos dificuldade em encontrá-los. Mesmo assim encontrávamos fragmentos, o suficiente para elaborar os projetos.
Entre os meses de março e abril de 2002, a Secretaria Municipal de Finanças atualizou o sistema tributário e eu fui removido para essa secretaria, auxiliando os trabalhos burocráticos. Após o termino, o responsável pela atualização me indicou para o cargo de chefia, acatado pelo prefeito Eraldo Cavalcante Silva. Em outubro do mesmo ano fui nomeado formalmente ao cargo já citado.

Nessa nova atividade, sempre era procurado por alunos da rede municipal e estadual para que lhe fornecessem algum conteúdo a respeito do município, entregando-os o pouco e magro material que conseguia arquivar. Aquilo me causava angústia e revolta por saber que o nosso município tem uma bela História e não uma referência bibliográfica.

Então, comecei a pesquisar, a unir os fragmentos históricos e elaborei uma apostila, vendida a alguns amigos; mas sem pensar em publicar um livro, até porque ela não estava como eu queria.

Entre os anos de 2003 e 2004 emprestei essa apostila a uma pessoa para lhe auxiliar em um trabalho de conclusão de curso (TCC). Essa pessoa usou mais de 50% do conteúdo em seu TCC e cinicamente não me citou como autor, apresentado-o em 2005. Nunca mais reavi o meu material.

Injustiçado, revoltado, revi o conteúdo e fiz mudanças profundas; mostrando-lhe que era capaz de refazer uma obra nova e de conteúdo diversificado. Em 2006 o município resolveu patrocinar o livro. Saiu uma tiragem de 500 exemplares. No dia 24 de fevereiro de 2007, no auditório Gracilinao Ramos foi realizado o lançamento do livro. Além dos convidados, estavam presentes o prefeito Eraldo Cavalcante Silva, o vice Edson Alves da Rocha e o vereador Eval de Oliveira juntamente comigo, compondo a mesa.

Leia Mais ►