IV - Cultura

Cultura é a manifestação do pensamento nas suas mais variadas formas. Nesta seção, trataremos das manifestações culturais do município, desde o artesanato até as comidas típicas.

4.1 Artesanato

Redendê
O artesanato de Porto Real do Colégio possui uma rica e variada produção. O bordado é uma das principais atividades artesanal que dispomos na cidade. A sua renda serve de complemento orçamentário de várias famílias. O nosso bordado é um dos mais bem produzidos do Estado, destacando-se: o ponto de cruz, rendendê, crochê, rococó e labirinto que são vendidos para Maceió, Fortaleza, Aracaju e outras cidades.

Na aldeia são produzidos cachimbos da paz, peças decorativas, enfeites, potes, moringas, pratos e panelas. As peças feitas de barro são pintadas com tauá - espécie de calcário que serve de tinta. Os outros artefatos são feito de coco, sementes, madeira, penas e osso. O artesanato indígena é de grande valor cultural.

Na zona rural os artesões utilizam-se de palha e cipó para fazerem peneiras, vassouras, espanadores, chapéus, balaios, cestos, armadilhas de pesca.

4.2 Folclore

Toré de Roupa
O Toré, dança dos índios Cariris-xocós, é o folguedo popular mais importante e a dança do coco. Este último apresenta-se em algumas ocasiões, prestes a ser extinto.

4.3 Lendas e mitos

Nêgo d’água, Mãe d’água, Zumbi de Caboclo, Rasga-mortalha, Caipora, Fogo Corredor, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Alma penada, Botija, Corpo seco, Vento Mal, Casamento da Raposa, Pesador.

4.4 Festas populares

N.S. da Conceição
No calendário destacam-se: a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro, a festa de São Roque de 13 a 15 de agosto com a procissão no dia 16, o novenário de Nossa Senhora da Conceição com a procissão no dia 8 de dezembro, Festa da Paixão de Cristo com realização de 3 procissões, inicia na Quarta-feira e termina no Sábado de Aleluia – guarda-se ainda o costume de pedir a benção de joelhos -, Forró Real com 8 dias de festa junina, Micolégio no Domingo de Páscoa e a Emancipação Política, 07 de julho.

4.5 Comidas típicas

Pituzada
Pituzada, peixada, buchada, frango caipira e a farofa d’água. Na feira livre se encontra tapioca, pé-de-moleque, arroz doce, mungunzá etc.